SOBRE

Sobre

Em edição de luxo, os escritores Bonga Mac, também artista urbano e Tamires Santana, também jornalista e design gráfico, reuniram no livro Tinta Loka - Street Book, 51 intervenções de artistas e inova ao tratar sobre 19 iniciativas coletivas que se utilizam da linguagem do graffiti em suas ações no estado de São Paulo.

Com uma proposta bilíngue (português e inglês), Tinta Loka, pode ser considerado um dos maiores mapeamentos de graffiti do estado de São Paulo. Em sua catalogação abrange cidades como Jundiaí, Campinas, Sorocaba, Osasco, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Rio Claro, Jacareí, Itapetininga, Indaiatuba, São José do Rio Preto, Taubaté, Limeira, Hortolândia, Itú, Guarujá, Bauru, Francisco Morato e periferias e regiões centrais de São Paulo.

Além das obras retratadas, é possível encontrar pioneiros da cultura hip hop e do graffiti mundial. O livro é prefaciado pelo artista Binho, produtor da Bienal Internacional Graffiti Fine Art. Recebe como introdução texto de Fab Five Freddy, lendário apresentador nova iorquino do Yo! Raps na MTV americana e co-produtor do clássico filme Wild Style, o qual faz um retrato histórico sobre o surgimento da cultura hip hop. Tem participação do artista Does na contracapa e é comentado pelo artista francês Kongo Mac, o qual compartilha com o leitor o seu olhar sobre o graffiti do Brasil.

O livro é distribuído pela editora Literarua e foi patrocinado pela Fundação Stickel, através do “Projeto Contrapartida”, o qual foi realizado o projeto Circuito Spray. Criado pelos autores Tamires Santana e Bonga Mac, a ação social e educacional consistiu na realização de oficinas de graffiti, a qual, ao longo de um ano e meio, alcançou mais de 200 pessoas, entre jovens e crianças nos municípios de Caieiras, Francisco Morato e os bairros de Perus e Brasilândia na cidade de São Paulo.

A publicação, de capa dura, impressa em dourado e ilustrada pelo artista urbano Fhero, possui 208 páginas que tratam o graffiti com qualidade e como o grande protagonista da cultura urbana.

Autores


Tamires Santananascida em 1989, é jornalista formada na FAPCOM - Faculdade Paulus de Comunicação (2011); design gráfico pela Saga - Jogos, Arte Digital, Design e VFX (2014) e, mais recentemente, estudante de Pedagogia pela UNIVESP - Universidade do Estado de São Paulo e Pós-graduação em Tutorial pela FAEP - Faculdade de Educação Paulista

Co-autora do livro Tinta Loka Street Book (2017) e empresária de Bonga Produções, sua jornada na área cultural iniciou em meados de 2008, por influência da cultura do samba e militância negra, o que a motivou a expandir seus conhecimentos, levando-a a área do terceiro setor.

Desenvolve e participa de projetos como profissional de desenvolvimento, multimídia, design, diagramador, assessora de comunicação e produtora cultural. | 
www.tamiressantana.com


Bonga Mac
, Bonga Mac, nascido em 1975, é Donizete de Souza Lima, artista visual, arte educador e estudante de artes visuais pela FAEP - Faculdade de Educação Paulista.

Co-autor do livro Tinta Loka Street Book (2017) e empresário de Bonga Produções, seu primeiro contato com o graffiti foi em meados dos anos 90, por influência da cultura hip hop, o que o motivou a reproduzir as ideias passadas em capas de discos e letras de músicas. 

Desenvolve projetos notáveis enquanto artista visual no graffiti e, desde 2000, como arte educador, em projetos de incentivo a difusão da cultura hip hop e arte urbana para um público diversificado. | 
www.originalbonga.blogspot.com.br


Postagens mais visitadas